quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sobre Shiatsu


Neste fim de semana na busca de um alívio dos sintomas, acabei optando pelo Shiatsu que por definição diz:

Consiste no uso dos dedos e palma da mão parágrafo para fazer pressão ns pontos chamados meridianos ao longo do corpo com a finalidade de corrigir os desequilíbrios. É uma massagem indicada para prevenção e tratamento de vários sintomas, tais como: dores na coluna vertebral e articulações, insônia, cólicas, stress, ansiedade, dores de cabeça, sinusite, TPM, depressão, melhora a circulação sanguínea, equilibra o sistema nervoso, entre outros.


Se alguém quiser saber um pouco mais da técnica tem nestes links abaixo:
http://saudeharmonia.vilabol.uol.com.br/SHIATSU.HTM
http://bemtratar.com/artigos/shiatsu-o-poder-toque-humano
http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/12/benefcios-do-shiatsu.html

Basicamente pela fm, todos os meus meridianos "entupiram" e precisavam urgentemente serem desbloqueados... mas uma coisa me chamou muita a atenção - ao ser pressionado o meridiano do rim, quase pulei da maca, na verdade todos os pontos doeram pacas mas neste parecia que a terapeuta tinha enfiado a unha... mas não, era  somente o dedo...

Pra vocês verem o tamanho da encrenca rs... mas ao ser pressionado... cerca de 5 minutos depois precisei voar ao sanitário, porque minha retenção hídrica tinha sido desbloqueada! Que maravilha! Eu sempre incho na TPM a ponto de doer os peitos e desde ontem, a cada líquido que entra tem saído muito, de modo que os peitos voltaram a normalidade...

E claro que os demais pontos pressionados (ao todo 12) ajudaram a domar a pessoa que vos falam na sua TPM feroz... parecia que engoli um frasco inteiro de maracujina...

Contei aqui um dos benefícios mas pela entrevista feita antes da sessão ao contar todos seus problemas físicos e de saúde a terapeuta direciona as pressões nos meridianos correlacionados e assim vai desbloqueando - o meridiano do rim é bem óbvio de saber o que acontece - mas por exemplo o do fígado, onde se concentra a cólera (ui!) ajuda a aliviar ataques coléricos de TPM, o que explica eu parecer que engoli um frasco de maracujinia inteiro... e desde ontem estou assim...

Então, já percebi que pra TPM é muito útil e em mim deu um efeito fantástico... ao longo dessa minha jornada pra entender e tratar da melhor forma possível a fm, acabei lendo um pouco de cada técnica holística/oriental... embasamento eu tinha mas sabem aquilo de "ver pra crer"?

Nestes tipos de tratamento - a grande maioria vai ter uma explicação de que determinada doença é causada por determinado sentimento, ou seja - somatização...

Por aqui entendemos muito pouco disso e o que aceitamos como somático é uma gastrite e olhe lá... mas ao pesquisar, podemos encontrar uns sem-números de sentimentos que provocam desequilíbrios como a TPM... e até alguns dos sintomas da fm... como o enrijecimento e dor nas juntas... eu por exemplo, tinha uma dor #%¨&@# no tornozelo que não passou nem com a lemeterapia, nem com o rolfing... já com o Shiatsu aliviou consideravelmente...

E os ombros que sempre carregam bigornas estão mais leves também...
Tanto que ontem na minha terapeuta holística que trabalha com cognitivo comportamental aliado a florais e agora Reiki... ela percebeu a diferença, meu desequilibrio energético diminuiu, pois da primeira vez que aplicou o reiki, minha região do trapézio latejava tanto que parecia um terremoto de 9.0 na escala Richter (coisa da miofascial dorsal...) ao aplicar de novo, já notou que a área estava bem mais tranquila, menos latejante... diria que tem um tremor de 6.0... pra mim já é uma vitória!

... enfim, acho que o Shiatsu pode ser muito útil nesse caso da fm pra tratar uma série de sintomas como:

- ansiedade e insônia
- fadiga
- eliminar as toxinas dos remédios que ingerimos
- ajuda a resolver problemas emocionais (medo, fobia, raiva, depressão, preocupação excessiva, estresse, TPM)
- aliviar a dores causadas por contratura e má postura (dores nas costas, tendinite, dor nos braços, nas mãos, nas pernas e pés).

informações deste link:
http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/12/benefcios-do-shiatsu.html

De qualquer forma, espero que meu relato ajuda a quem precise se tratar dessas coisas citadas, por experiência se puderem evitem remédios e tentem coisas assim, o corpo vai agradecer com certeza! Disse - se puderem, pois ninguém deve abandonar nenhum tratamento medicamentoso pra se tratar só com isto mas por experiência, a fm exige uma abordagem multidisciplinar e este pode ser um dos tratamentos que ajude a aliviar os sintomas...

Nenhum comentário: