quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Shiatsu Emocional


Shiatsu – Artigo introdutório do naturopata espanhol JOSEP MASDEU BRUFAL (Espanha)

Segue artigo INÉDITO introdutório sobre Shiatsu, com boas relações entre Shiatsu e emoções, escrito por Josep M. Brufal* e traduzido porArnaldo V. Carvalho**. Publicado em português em primeira mão aqui no nosso Blog, sob autorização expressa do autor.
shiatsu é uma massagem originária do Japão, que consiste em pressionar com os dedos as zonas de sensibilidade vital do corpo humano. Proporciona níveis extraordinários de equilíbrio e bem-estar. Não utiliza outras ferramentas que não os próprios dedos, que proporcionam calor às zonas sensoriais e favorecem a circulação sanguínea, obtendo estados de relaxamento e bem-estar impecáveis.
filosofia oriental determina que o homem deve compenetrar-se cmo a natureza, já que nela encontrará o segredo do relaxamento, da serenidade e do equilíbrio pessoal.
A pessoa que exerce a pressão com seus dedos transmite a energia e vibrações positivas de seu corpo, por isso através de da pressão se consegue que quem a receba se sinta amado, reconfortado e respeitado, entre outras sensações.
Se utiliza o dedo polegar pressionando com a base e no sentido descendente; os dedos indicador, médio e anular são utilizados em zonas como o rosto e o abdomem. A palma da mão é utilizada para a área dos olhos, abdomem e tratamentos de vibrações.
SHIATSU E AS EMOÇÕES
O Shiatsu pode ser uma ferrtamenta válida para tratar as emoções. Ao longo do dia experimentamos uma grande quantidade delas. Quando somos incapazes de controlar uma emoção, geramos um desequilíbrio em sua zona de influência, que pode provocar tensão muscular ou bloqueio no movimento de nossos órgãos internos.
Segundo a teoria do Shiatsu, cada emoção está relacionada com um órgão e uma parte do corpo concreta:
TRISTEZA está relacionada com o pulmão e pode provocar desequilíbrios na zona do diafragma ou na cintura escapular.
ALEGRIA está relacionada con o coração e pode desequilibrar mente.
A CÓLERA se relaciona com o fígado e nas mulheres pode provocar problemas com a menstruação.
A OBSESSÃO se relaciona com o baço e pode provocar cansaço mental.
O MEDO se reflete nos rins e pode ocasionar problemas na zona lombar ou nos joelhos.
A INDECISÃO esta relacionada com a vesícula biliar e pode provocar problemas cervicais ou nas laterais do corpo.
O SHIATSU incrementa nossa energia vital, nos aporta calma e claridade na mente, o que nos permite enfrentar os desafios e as dificuldades provocadas pelas emoções de forma centrada; nos faz estar mais despertos e enfrentar melhor as mudanças produzidas pelos estados emocionais.
SHIATSU E STRESS
Durante séculos o stress tem servido para responder a situações de perigo. Atualmente, o stress causa tensão e substâncias que se tornam nocivas para nosso organismo, e provocam:
  • Aumento da pressão sanguínea.
  • Aumento do colesterol.
  • Envelhecimento precoce das células.
  • Ansiedade.
  • Depressão.
Beneficios do SHIATSU ante o stress:
  • Equilibra a atividade do sistema nervoso promovendo o relaxamento.
  • Reduz a tensão muscular.
  • Estabiliza as desordens provocadas pela ansiedade.
  • Ajuda a regular os trastornos do sono.
  • Reduz a tensão arterial.
SHIATSU E GRAVIDEZ
Este tratamento oriental ajuda a previnir molestias como dores nas costas e circulatórios, assim como outras molestias que se produzen durante a gravidez como vômitos, inchaço nos jelhos e tornozelos, varizes, bloqueios…
Durante este periodo as sessões serão mais curtas que uma sessão habitual. É muito interessante conectar  com o ciclo de respiração da mãe. As pressões serão mais suaves e menos profundas.
Devemos nos dar conta de que estamos tratando a 2 pessoas simultaneamente e é importante trabalhar para potenciar a energia do feto, e isto se consegue mediante a estimulação de determinados pontos que tem correspondência com os rins, já que este órgão se encarrega de nutrir e aportar essência a feto.
Com o SHIATSU tambén se puede realizar um tratamiento pós-parto para reequilibrar o corpo da mãe e para flexibilizar e ajustar o quadril.
* JOSEP MASDEU BRUFAL é Naturopata. Seu texto original encontra-se em: http://naturopatia.biomanantial.com/shiatsu-masaje-tradicional-japones-2/
** O tradutor Arnaldo V. Carvalho é naturopata e professor de Shiatsu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, Lea, por divulgar mais essa tradução sobre o Shiatsu. E obrigado pela consideração em citar a fonte apontando link para minha página. Grande abraço, felicidade e ótimo 2015! Arnaldo V. Carvalho